quinta-feira, 15 de abril de 2010

GÁS (26/11/2008)





A produção das peças a ser instaladas no Natal do Espaço Cultural Conjunto Nacional está a todo vapor. Das mãos ágeis da equipe brotam preciosidades como as luminárias revestidas de latinhas de refrigerante. O conceito ecológico – de utilizar produtos reciclados – permeia este trabalho, desde o início.
Na sexta-feira (24), a artista plástica Ana Mclarem, encarregada dos postiços dos anjos (cabelos), esteve na Fábrica de Arte para definir alguns detalhes. Sílvio e Ana mantêm uma relação profissional há anos e já somaram esforços em trabalhos como no Castelo Rá-tim-bum e em comerciais na O2 Filmes.
As incursões de Sílvio Galvão no Conjunto Nacional tiveram início em 2002, junto à Cooperaacs (cooperativa que trabalha com lixo reciclável), mas teve seu auge no final de 2006, com a instalação de um boneco gigante, intitulado “O Fazedor de Montanhas”, cuja denúncia embutida causou furor: o excesso de consumo. Com três metros de altura, sentado, e duas toneladas de materiais recicláveis, ele representava um catador de lixo com direito a carrocinha e cachorro vira-lata.
Era o quarto ano consecutivo que Silvio imergia em instalações naquele conceituado espaço público, utilizando sempre materiais reciclados, com forte viés ecológico. O artista chega, agora, ao sexto Natal no mesmo endereço, absolutamente fiel ao que se propôs desde o início: transformar sucata em arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário