sexta-feira, 16 de abril de 2010

LIXO É ARTE (27/07/2009)




Todos os produtos recicláveis, utilizados na Fábrica de Arte, são reaproveitados. Depois de consumido o conteúdo, as embalagens são lavadas, secas e reutilizadas na produção artística ou encaminhadas à Cooperaacs (Cooperativa de Arte Alternativa e Coleta Seletiva), que presta serviços para o ateliê.
Muitas são as obras de arte que surgiram na Fábrica a partir do lixo reciclável. Uma das mais conhecidas é a escultura alusiva ao romance ‘Dom Quixote’ (Miguel de Cervantes), ao lado dos personagens Sancho Pança e Cavalo Rocinante, exposta no Conjunto Nacional – Av. Paulista.
Atualmente, em parceria com a Cooperaacs, os artistas produzem uma série de brinquedos infantis criados com objetos reciclados. Os produtos fazem parte da temática que decorará o Conjunto Nacional neste ano. Garrafas pets transformam-se em carrinhos, tampas em rodinhas, canudinhos em chaminés, latinhas em aparelhos de ginástica... “O objetivo é criar uma linha de produção”, explica o artesão-mestre Sandro Rodrigues, da Cooperaacs.

2 comentários:

  1. Tive a oportunidade de ver de perto as esculturas no Conjunto Nacional. Fiquei maravilhada não só pelos detalhes, mas pela iniciativa da Cooperativa, dos criadores e artesãos dessas obras. É realmente louvável demonstrações e atitudes como esta, onde se fundem arte e conscientização sem que isso seja usado como apelo político. Parabéns ! Eu amei !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Quero aprender a reutilizar mais!
    Me ensina?!!!

    ResponderExcluir